quarta-feira, 2 de maio de 2012

Síndromes II


A síndrome do coração partido.

Esta síndrome é de ocorrência muito rara, e acomete principalmente as mulheres de meia idade. Tanto pelo grupo de pessoas mais acometidas, como pelo seu nome, poderia haver a sugestão de que se trate de um envolvimento mais relacionado a coisas emocionais do que a uma doença orgânica do coração.
A doença foi pela primeira vez relatada no Japão; atualmente, já existem relatos de casos semelhantes nos Estados Unidos e mesmo no Brasil. De momento, o total de casos relatados na literatura médica não passa de 200. Provavelmente, existem mais casos de pessoas acometidas, mas que não foram diagnosticados por ser uma síndrome desconhecida.
As manifestações da doença são as de um infarto do miocárdio, que acomete principalmente mulheres de meia idade; as alterações eletrocardiográficas são as de um infarto agudo do miocárdio e as alterações das enzimas do sangue comprovam a lesão do músculo cardíaco. A evolução costuma ser boa e, geralmente, é de curta duração com a recuperação das alterações registradas no início da doença.
O que chama a atenção, o que dá a chave para o diagnóstico, são os estudos hemodinâmicos destes corações. As artérias coronárias costumam ser praticamente normais e a ventriculografia mostra um coração com a ponta dilatada, inativa e o restante do coração continua se contraindo normalmente durante a sístole ventricular. Esta parte, que se contrai de modo normal, e a parte que não sofre a contração sistólica esperada geram a imagem que sugere haver uma parte normal e a outra anormal. É como se uma parte do ventrículo funcionasse normalmente e a outra não, provocando a impressão de coração partido.
A síndrome do coração partido é uma doença de bom prognóstico, pois a evolução destes infartos costuma ser rápida e boa, não deixando seqüelas maiores. De um modo geral, acontece a recuperação total dos pacientes em poucos dias, apesar das manifestações iniciais alarmantes.
O que mais chama a atenção nesta síndrome é que a grande maioria, mais de 95% acontece em mulheres de meia idade. 


Síndrome De Mérière

A síndrome de Ménière ou doença de Ménière é um complexo de sintomas de etiologia desconhecida que podem afetar a audição e oequilíbrio. Seu nome vem do físico francês Prosper Ménière, o primeiro a reportar que a vertigem é causada por desordens do ouvido internoem um artigo de 1861.

Costello síndrome

Esta doença é caracterizada por surdez, zumbido e vertigem, iniciando-se geralmente na meia-idade e, quando não tratada, persiste indefinidamente com períodos ocasionais de remissão. Começa com zumbido e surdez que, em aproximadamente 90 por cento dos casos, são unilaterais. O zumbido, de baixa tonalidade, tem sido descrito como um murmúrio ou ronco, e, em certos casos, como som sibilante, enquanto que a surdez foi descrita como surdez do ouvido interno, do tipo de recepção, de grau variável. A vertigem frequentemente é um sintoma tardio da doença, e muitas vezes é acompanhada de crises de náusea e vômito que podem incapacitar o paciente. A vertigem, geralmente, tem início súbito, explosivo, durando de vários minutos a várias horas. Alguns pacientes podem prever o ataque pela mudança do tom ou da intensidade do zumbido.
Estes mesmos sinais e sintomas ocorrem comumente nos casos de distúrbios cardiovasculares ou de arterioesclerose cerebral. A verdadeira doença de Ménière, entretanto, apresenta alterações histopatológicas específicas no labirinto, descritas originalmente em 1938 por Hallpike e Cairns. A denominação inespecífica de "síndrome de Ménière" é usada com frequência para descrever condições caracterizadas por vertigem labiríntica, não associada necessariamente com as alterações relatadas por aqueles pesquisadores. Na doença de Ménière verdadeira há dilatação dos espaços endolinfáticos do labirinto, sem reação inflamatória. O aumento da pressão da endolinfa parece diminuir e distorcer a resposta à estimulação dos órgãos terminais do labirinto e da cóclea. A base da dilatação endolinfática é desconhecida. Sugeriu-se que a causa básica desta alteração é uma disfunção vasomotora autônoma ou uma alergia intrínseca. A sugestão de uma deficiência nutricional não parece válida, em vista da ocorrência unilateral típica.
Costello síndrome, também chamada de síndrome faciocutaneoskeletal ou síndrome de FCS, é uma rara desordem genética que afeta muitas partes do corpo. Caracteriza-se por atraso no desenvolvimento e retardo mental , características faciais distintivas, articulações excepcionalmente flexíveis, e dobras soltas de pele extra, especialmente nas mãos e nos pés. Coração anormalidades são comuns, incluindo um batimento cardíaco muito rápido (taquicardia ) , estruturais defeitos cardíacos e crescimento excessivo do músculo cardíaco (cardiomiopatia hipertrófica ). Crianças com síndrome de Costello pode ser grande no nascimento, mas crescem mais lentamente do que outras crianças e ter dificuldade para se alimentar. Mais tarde na vida, as pessoas com esta condição têm relativamente baixa estatura e muitos têm níveis reduzidos de hormônios de crescimento . É um RASopathy .
Começando na infância, pessoas com síndrome de Costello têm um risco aumentado de desenvolvimento de certos tumores cancerosos e não cancerosos. Crescimentos pequenos chamados papilomas são os tumores benignos mais comuns observados com esta condição.Elas geralmente se desenvolvem ao redor do nariz e da boca ou perto do ânus. O tumor mais freqüente cancerosas associadas com síndrome de Costello é um tecido macio tumor chamado de rabdomiossarcoma . Outros tipos de câncer também têm sido relatados em crianças e adolescentes com este transtorno, incluindo um tumor que surge no desenvolvimento de células nervosas ( neuroblastoma ) e uma forma de câncer de bexiga ( carcinoma de células transicionais ).
Costello síndrome foi descoberta pelo Dr. Jack Costello, um pediatra da Nova Zelândia em 1977.  Ele é creditado como o primeiro relato da síndrome no Jornal australiano Pediátrico, Volume 13, N º 2 em 1977. 

FONTE: pt.wikipedia.org

Síndrome De Turner
A síndrome de Turner, um distúrbio genético de origem ainda desconhecida, sem qualquer afinidade hereditária, é condicionada por uma anomalia numérica relacionada ao cromossomo sexual, caracterizada pela deleção de um cromossomo X. 
Os organismos portadores são necessariamente do sexo feminino, possuindo, portanto, apenas 45 cromossomos no núcleo de suas células, 23 pares de cromossomos autossômicos e um único X (cariótipo = 45, X). 
Pode ser identificada desde o nascimento, por meio da manifestação das características fenotípicas, como também diagnosticada durante a adolescência (com puberdade), a partir de observações preliminares confluentes como: baixa estatura, pescoço muito curto e largo, esterilidade sem ciclo menstrual. 
Mesmo vivendo normalmente, os indivíduos afetados desencadeiam alterações de caráter endócrino (hormonal), decorrente a deficiência do cromossomo X. 
Entre as deficiências destacam-se: 

- Doenças renais (disfunção, insuficiência e agravo crônico); 
- Problemas de alimentação em virtude da conformação anormal do aparelho bucal (palato estreito e elevado, com maxila inferior menor), o que dificulta o princípio do mecanismo digestório, mastigação e deglutição, ocasionando refluxo; 
- Problemas circulatórios: inchaço dos membros superiores e inferiores (mãos e pés).

FONTE:http://www.brasilescola.com


Buerger: O Mal Das Pernas Cansadas

Você quis dizer: A doença de Buerger é um tipo de trombose inflamatória que afeta basicamente as artérias e as veias das pernas e dos braços, e devido à redução do fluxo sanguíneo as dores nas extremidades são inevitáveis. Embora não exista defnida ainda um causa, alguns estudos relacionam a doença de Buerger com a inalação das toxinas do cigarro.
Afeta tanto homens quanto mulheres, e a idade mais frequente de aparecimento da doença é entre os 20 e os 45 anos. O tratamento visa reduzir as diferentes complicações associadas à trombose. Reduzir o peso e deixar de fumar são atitudes inteligentes por parte dos doentes. Os sintomas são: Dores, cãibras ou fadiga nos pés e nas mãos; Pés e tornozelos inchados; Mãos e pés frios; Alterações da pele nas zonas afetadas com formação de úlceras; Variações na coloração da pele. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário