quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mais Síndromes

Síndrome Crie-Du-Chat

Síndrome Crie-Du- Chat (Síndrome do Miado de Gato ou do choro do gato) é uma condição genética relativamente rara com uma incidência calculada de 1:50000 nascimentos  e que é o resultado do “apagamento” de uma porção significante do material genético do braço curto de um dos pares do cromossomo cinco. Ocasionalmente um segundo cromossomo é envolvido. O nome da síndrome veio com o característico choro dos recém-nascidos que muito faz lembrar um miado de um gatinho. Foi descoberta por Jérôme Lejeune, um geneticista francês, em 1963, sendo por isso chamada também de Síndrome de Lejeune. Outros nomes são Síndrome 5p- (cinco pê menos, ou seja, deleção do braço menor (p) do cromossomo cinco), Síndrome da deleção do 5p e Síndrome do miado do gato (tradução do francês cri du chat).
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Síndrome_cri-du-chat


A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI)

É uma desordem neurológica, sensório-motora, caracterizada por sensação de desconforto naspernas, normalmente associada com uma necessidade irresistível de movimentar as pernas, principalmente próximo da hora de dormir ou em repouso. O portador de SPI pode experimentar alívio total ou parcial no desconforto mediante a movimentação das pernas, esta sensação tende a aparecer ou se agravar durante a noite
A SPI foi descrita pela primeira vez há mais de 300 anos, mais precisamente em 1672, por Thomas Willis, que relatou os sintomas do paciente com termos que associavam as sensações nas pernas com um local de máxima tortura, ou seja, o leito, ambiente ou condição de repouso. Foi somente no ano de 1945 que Karl Axel Ekbon publicou um trabalho científico, apresentando o termo inglês restless legs, pelo qual a Síndrome é conhecida atualmente.Os portadores de SPI descrevem as sensações em suas pernas de maneiras diferentes, com destaque para termos como sensações de agulhadas, prurido interno, irritação, inquietude, sensações estas que melhoram com uma atividade motora intensa, com movimentos vigorosos das pernas em flexão, extensão ou cruzamento
  Fonte: Rev Neurocienc 2009;17(3): 263-9


A Síndrome Tri-Hiper

Uma importante síndrome psíquica nas sociedades modernas que tem gerado diversos tipos de cárcere da emoção é a síndrome de Trihiper. Ela recebe esse nome porque representa três funções importantes da personalidade, mas que foram desenvolvidas exageradamente:

a)Hipersensibilidade emocional
b)Hiperprodução de pensamentos;
c) Hiperprodução de imagem social.

Hiperprodução emocional faz com que uma pessoa viva a dor dos outros, se preocupe com todo mundo menos consigo mesma, sofra intensamente qunado ofendida e tenha impacto diante de pequenos problemas.
Hiperprodução de pensamentos representa a Sindrome SPA, que á Síndrome do Pensamento Acelerado. Portanto, a síndrome Trihiper contém a síndrome SPA. A síndrome SPA gera fadiga excessiva devido ao roubo de energia cerebral provocado pelo excesso de pensamentos, ansiedade, déficit de concentração, déficit de memória, insatisfação diante da rotina.
A Hiperpreocupação com a imagem social faz com que uma pessoa espere muito dos outros, gravite em torno do que dizem e pensam dela. Uma pequena rejeição ou crítica é capaz de estragar o seu dia ou a semana.
Normalmente as pessoas portadoras da síndrome Trihiper são as melhores pessoas da sociedadeSão ótimas para os outros e péssimas para si mesmas. Por terem menos defesa, ficam mais expostas aos transtornos emocionais, como a depressão e a ansiedade.
É difícil encontrar uma pessoa que saiba proteger sua emoção e, ao mesmo tempo, gerencie seus pensamentos e habilidade. O homem moderno está frequentemente doente em diversas áreas da personalidade. Não vive cada manhã como um novo espetáculo nem contempla o prazer dos pequenos eventos da vida. Entulha de lixo sua memória e adquire uma série de conflitos em sua personalidade.
O que você pensa determina o que você sente. O que você sente determina o que você registrará em sua memória. O que você registra determina os alicerces de sua personalidade. Cuide de sua qualidade de vida cuidando de seus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário